TUDO SOBRE ODISCEM UM SÓ LUGAR

Perfil Comportamental

Perfil comportamental é uma das formas de se referir a instrumentos baseados na teoria DISC. Uma análise de perfil comportamental trará informações relevantes a respeito das facilidades ou dificuldades de uma pessoa em relação às suas ocupações profissionais, relacionamentos ou qualquer outra atividade em que se envolva.

Um perfil comportamental é normalmente representado por um gráfico, o qual deve ser interpretado por uma pessoa capacitada, preferencialmente em um algum programa de treinamento de renome e já estabelecido no mercado, há um tempo significativo.

No mercado há muitos tipos de análise de perfil comportamental, sendo talvez as mais comuns aquelas baseadas na teoria DISC, a qual foi concebida por William Moulton Marston, em seu livro As Emoções das Pessoas Normais, publicado pela primeira vez em português no ano de 2014, pela TTI Success Insights Brasil.

É importante salientar que relatórios de perfil comportamental mensuram apenas uma dimensão da personalidade, relacionada a comportamentos e emoções observáveis, ou também podem ser entendidos como a porta de entrada da compreensão do outro ou de si mesmo, porém temos que considerar que o interior da casa pode trazer muito mais informações do que a porta pode mostrar.

A análise das forças e oportunidades de desenvolvimento de uma pessoa através de perfil comportamental DISC pode fazer uma grande diferença na vida pessoal e profissional dela, porém, novamente, uma pessoa é muito mais complexa do que um perfil comportamental.

Um dos segredos para bem usar um relatório de perfil comportamental DISC é possuir clareza a respeito do que ele mede e do que não mede, além de conferir como e por quem o questionário foi construído, documentos que comprovem o processo de validação e literatura associada ao perfil comportamental em questão.

Com certeza, gráficos de perfil comportamental podem ser de grande auxílio para processos de seleção e desenvolvimento de pessoas, uma vez que sejam utilizados como uma fonte de informação, que deve ser utilizada com outras fontes, para que um profissional capacitado tome decisões, olhando para a pessoa analisada não apenas como um gráfico, mas como uma pessoa que é muito mais complexa do que uma análise comportamental.

Perfil comportamental com certeza funciona, quando bem construído, utilizado de forma responsável, por profissionais capacitados e experientes.

 

As Emoções das Pessoas Normais

Compre DISC

Coaching Blog