TUDO SOBRE ODISCEM UM SÓ LUGAR

Respostas sobre o DISC

Perguntas e respostas sobre o DISC

1. Quem é o dono do DISC?
Ninguém é dono do DISC, enquanto análise de perfil comportamental, originado por um questionário e representado por uma análise gráfica ou um relatório de texto.
Os conceitos relacionados ao DISC tiveram origem com William Moulton Marston em seu livro As Emoções das Pessoas Normais.

2. Marston foi professor de Harvard?
Não. Ele foi aluno do curso de direito, tendo se formado em 1915, e pela mesma universidade chegou a se tornar PhD em psicologia, em 1921. Foi professor da American University e Tufts University.

3. O instrumento de análise de perfil comportamental DISC foi desenvolvido em Harvard? 
Não, o primeiro instrumento de que se tem notícia foi criado nos anos 1950 por Walter Clarke.

4. Marston desenvolveu algum instrumento de análise de perfil baseado nos conceitos DISC?
Não, ele apenas escreveu um livro que fala a respeito de pessoas normais, o qual descreve os padrões comportamentais da dominância, influência, estabilidade e conformidade.

5. Há alguma empresa que pode reivindicar a exclusividade na comercialização de instrumentos de perfil comportamental DISC?
Não, há várias empresas que desenvolveram instrumentos baseados na teoria DISC, conceitos criados originalmente por Marston em seu livro As Emoções das Pessoas Normais.

6. A teoria DISC teve origem nos trabalhos de Jung?
Não, DISC tem como origem o livro As Emoções das Pessoas Normais, escrito por Marston em 1928. Marston e Jung eram contemporâneos, não há nenhuma evidência concreta de que Marston utilizou os trabalhos de Jung para elaborar os conceitos D, I, S e C. No livro de Marston, Jung é citado uma vez no capítulo XVII, sobre seu trabalho a respeito do teste de prolongamento do tempo e reação, ou teste do medo.

7. A teoria DISC possui relação direta com a PNL?
Não, ambas são importantes ciências, porém independentes. Não há relação direta e consistente entre os conceitos DISC e a PNL. Uma pode ser complementar à outra no entendimento do ser humano.

8. Um gráfico DISC traz todas as informações de que preciso a respeito de uma pessoa?
Não, uma pessoa é muito mais do que um gráfico DISC. Os resultados que uma pessoa obtém na vida pessoal ou profissional advêm de um conjunto de dimensões, como: valores, maturidade, experiência, educação, ética, inteligência, saúde, idiomas, conhecimentos específicos, etc.

9. O instrumento de análise de perfil comportamental DISC é um teste de personalidade?
Não, personalidade vai muito além do que o perfil comportamental DISC mede. A personalidade consiste, basicamente, em tudo que nós somos. O perfil comportamental mede apenas “como” nós agimos. É a linguagem dos comportamentos e emoções observáveis e, por conseguinte, nos referimos ao instrumento de análise de estilos como “instrumento de análise comportamental”.

10. Posso mudar meu gráfico natural?
Por que desejaria mudar uma parte de você? Caso fosse possível alterarmos nossos traços estruturais de personalidade, deixaríamos de ser singulares, únicos. Uma abordagem sábia para a eficiência e o sucesso está em entender o próprio estilo comportamental e perceber como se adaptar ao estilo comportamental do outro. O sucesso vem quando fazemos as coisas naturalmente, em alinhamento com as informações que o gráfico natural traz.

11. Um pessoa com altas Dominância e Influência tem maior chance de sucesso na vida pessoal e profissional?
Não, apesar de não ser raro ouvir afirmações semelhantes a esta pergunta, é importante reforçar que a teoria DISC é NEUTRA.

12. Qual o melhor gráfico DISC?
O seu. O instrumento não classifica pessoas em melhores e piores. Todos os fatores, sejam acima ou abaixo da média, possuem potenciais talentos e possíveis pontos a melhorar, na mesma quantidade. É muito importante evitar pré-conceitos.

13. Todos os gráficos DISC servem para qualquer cargo em uma empresa?
Não, cada cargo possui demandas comportamentais específicas. Um cargo de vendedor pode demandar uma pessoa mais influente e um analista financeiro pode demandar uma pessoa mais analítica, por exemplo. A cultura de uma empresa também pode trazer informações relevantes a respeito de qual padrão comportamental terá maior facilidade para se adequar ao ambiente. A teoria DISC é NEUTRA, porém cargos podem demandar padrões comportamentais específicos para um maior sucesso.

14. É seguro utilizar um mesmo perfil de cargo para diferentes empresas?
Não, os perfis de cargo devem ser feitos respeitando a estratégia, o momento, as necessidades, o histórico, o perfil com quem irá se relacionar, etc. O perfil de cargo de uma empresa pode não funcionar em outra. Respeitar as características de cada empresa é muito importante.

15. Quanto tempo se leva para aprender a teoria DISC?
Com certeza não será apenas com a leitura de um livro ou um curso de 4 horas. A teoria DISC parece simples, porém é possível elaborar um programa de treinamento de 6 dias e ainda poderá faltar tempo para explorar todas as possibilidades da teoria. A prática também é fundamental, é ela que irá fixar os conhecimentos, trazer segurança para o usuário da teoria e fazê-lo entrar em contato com importantes aspectos da teoria que podem não ter sido abordados em um treinamento formal. É extremamente recomendado que os interessados na teoria DISC busquem no mercado um treinamento de alta qualidade. Lidar com os sentimentos, medos e expectativas do outro é muito sério e, quando feito de forma responsável, muito gratificante.

16. Existe uma combinação ideal de perfil DISC para um casamento dar certo?
Não, onde há amor, respeito e admiração, pode haver qualquer combinação de perfil DISC entre marido e mulher. Um relatório DISC pode acelerar o processo de um conhecer, respeitar e admirar o outro.

17. A partir de qual idade é possível aplicar o questionário da teoria DISC?
Os instrumentos normalmente são validados com a população adulta, porém é possível começar a obter informações consistentes a partir dos 16 anos. É recomendável fazer esta pergunta para o fornecedor de ferramentas DISC com quem você entrar em contato.

18. Como é obtido um relatório DISC?
O primeiro passo é responder a um questionário na internet, meio mais confiável do que o preenchimento em papel. O  preenchimento irá levar em torno de 10 a 15 minutos e o resultado poderá ser entregue automaticamente, em segundos. Mais informações a respeito da aquisição de um relatório DISC podem ser obtidas com a TTI Success Insights, através do e-mail contato@ttisi.com.br ou pelo telefone 11 5632-3040.

19. Como se tornar um analista DISC?
A TTI Success Insights fornece um programa completo de formação de analistas em DISC. São dois módulos de três dias cada. Mais informações podem ser obtidas em Formação de Analistas DISC neste site ou diretamente com a TTI Success Insights pelo e-mail treinamentos@ttisi.com.br ou pelo telefone 11 5632-3040.

20. Qual pode ser uma dica muito importante para aqueles que querem aprender e utilizar ferramentas de análise de perfil baseadas no DISC, com maestria?
Você não irá encontrar todas as respostas em um gráfico DISC.

 

As Emoções das Pessoas Normais

Compre DISC

Coaching Blog