TUDO SOBRE O DISC EM UM SÓ LUGAR
TTI Success Insights Brasil | +55 11 5632-3040 | instrumentos@ttisi.com.br
TUDO SOBRE O DISC EM UM SÓ LUGAR
TTI Success Insights Brasil | +55 11 5632-3040 | instrumentos@ttisi.com.br

O DISC Original

A origem dos instrumentos DISC está no livro As Emoções das Pessoas Normais, escrito por William Moulton Marston, publicado originalmente em 1928 e pela primeira vez em português em 2014, pela TTI Success Insights, o qual trata de 4 dimensões do comportamento. Em sua obra original são: Dominance, Inducement, Submission e Compliance.

O psicólogo William Moulton Marston e os relatórios da teoria DISC se misturam, uma vez que os relatórios DISC se baseiam 100% na obra de Marston.

Iniciamos a explicação da origem do instrumento informando que um nasceu após a data de falecimento do outro.

Marston morreu em 1947. O primeiro instrumento de que se tem notícia foi criado por Walter Clarke, que abriu sua empresa em 1948. Logo, não há como Marston ter criado algum questionário ou instrumento de análise de perfil comportamental com o nome DISC; isto aconteceu por outra pessoa, após o falecimento de Marston.

É importante salientar, que mesmo Marston não sendo criador e proprietário do questionário que criou o primeiro relatório, ele foi o orientador da tese mestrado de Walter Clarke, a qual se chamava “Physical types as bases for variation in primary emotions”.

Importante: Marston é o criador dos conceitos, não dos questionários ou relatórios de análise de perfil como conhecemos hoje.

Após a criação de Walter Clarke, pessoas que trabalhavam com ele seguiram carreira solo, desenvolvendo seus próprios instrumentos, e deu-se início à propagação de outros instrumentos, alguns muito bons e outros bem fracos, como acontece em qualquer segmento da economia.

O nome do instrumento de Walter Clarke, o primeiro a ser desenvolvido, ou o ORIGINAL, era “Activity Vector Analysis”.

Posteriormente, houve destaque para os trabalhos J. P. Cleaver, que trabalhou com Walter Clarke e foi o primeiro a utilizar as letras DISC, logo se formos nomear o autor do primeiro relatório que utilizou as letras D, I, S e C, essa pessoa seria J. P. Cleaver.

Na sequência houve significativas contribuições de Leo McManus, John Geier e Bill J. Bonnstetter (fundador da TTI Success Insights).

Marston apenas escreveu um livro, que inclusive não se tornou popular na época e até hoje, por falar de pessoas normais e não doentes.

Uma vez que Marston fala de pessoas normais, ele pode ser visto como um dos precursores da Psicologia Positiva, isso em 1928.

Para uma empresa dizer que possui uma ferramenta baseada na teoria DISC, esta deve estar 100% embasada no livro As Emoções das Pessoas Normais, que trouxe a base conceitual dos 4 fatores.

Instrumentos da teoria DISC podem com certeza ser vistos como o primeiro degrau para profissionais das áreas de identificação de talentos e desenvolvimento de pessoas.

Pode ser o primeiro passo fundamental para quem quer começar a usar ferramentas de assessment.

É a porta de entrada para o entendimento do outro, porém dentro do outro há muito mais do que a porta pode mostrar.

Torne-se um analista nas ferramentas DISC e Motivadores da TTI Success Insights e diferencie-se no mercado!





Telefone

11 5632-3040

Endereço

Av. Brig. Faria Lima, 1478 – Cj. 601
São Paulo, SP – 01472-900